As 3 lições mais importantes que aprendi sobre finanças
Lá em casa…
Lidar com dinheiro nunca foi uma questão simples pra mim. Dos quatro irmãos, nem de longe eu era o mais habilidoso. Da minha vida de classe média, sempre aprendi que era preciso economizar, economizar e economizar! Porém, uma grande questão foi que nunca vi meus pais usufruírem plenamente dessas economias, já que o negócio em que investimos todas as reservas da família, nunca nos deu nenhum retorno. Muito pelo contrário.
Aí, veio o CRM
Quando me formei, de uma hora pra outra vi minha conta com o equivalente a 10 mesadas de uma só vez. De repente, o dobro de queijo no Subway, o máximo do luxo na vida de estudante, era algo totalmente acessível. Então entrei em parafuso, porque, se um lado meu insistia em economizar, um outro lado enxergava o risco de só se privar e não aproveitar as proezas que o dinheiro podia oferecer. Afinal de contas, de que adiantaria economizar, economizar e economizar e chegar à velhice sem ter aproveitado a vida?!
Entre avarezas e extravagâncias, fui encontrando meu caminho e entendendo a importância de um bom controle financeiro. Graças a isso, por exemplo, consegui bancar um estágio de um mês nos Estados Unidos.
Seu Neném
Um momento importante, porém, foi conhecer a história do Seu Neném, um oitentão com 5 filhos, uma esposa com um astral contagiante e uns 15 netos. Rezavam a mesma cartilha dos meus pais: economizar, economizar e economizar! Não se cansava em repetir as histórias das viagens de São Paulo para Belo Horizonte, o carro abarrotado de crianças, parando no acostamento para comer frango assado, pra economizar com a lanchonete.
Porém, formado em economia, Seu Neném soube fazer as escolhas certas de investimentos. Resultado de uma vida disciplinada com boas escolhas, enriqueceu. Assim, todo ano em meados de dezembro e janeiro, Seu Neném levava a família inteira para passar uma temporada em um lugar bem gostoso. Ao fim, mandava fechar a conta e pagava tudo.
Graças a ele, entendi que existia um outro caminho. Era possível viver uma vida feliz, sem grandes luxos, economizar o suficiente para garantir minha liberdade financeira e construir um patrimônio para usufruir de uma velhice plena, próximo às pessoas queridas. Decidi que queria ser como Seu Neném.
As 3 lições
Ao olhar para trás, consigo enxergar 3 frases que resumem os conceitos mais importantes sobre finanças que aprendi em minha vida toda, seja com meus pais, com cursos de finanças ou com Seu Neném. Mais do que equações mirabolantes ou teorias complexas, são ideias muito simples, um norte para uma vida financeira equilibrada e saudável.
#1 – “Quem não sabe administrar o pequeno, não saberá administrar o grande”
(Meu pai)
Qualquer quantia recebida do meu pai vinha acompanhada dessa frase.
Independentemente do valor disponível, o fundamental é gastar menos do que se ganha. Simples assim. Se hoje você ganha R$1.000 e não consegue viver com isso, quando ganhar R$10.000, é provável que continue não sendo o bastante.
Daí a importância do controle mensal dos gastos. Isso pode ser feito da maneira que você se adaptar melhor, seja com uma planilha, com uma folha de papel ou por meio de um aplicativo. Esse é o pilar fundamental das finanças pessoais.
#2 – “Os juros compostos são a força mais poderosa do universo”
(Albert Einstein)
Aqui mora a mágica das grandes fortunas e das grandes falências.
Por progredir de forma exponencial, os juros compostos são capazes de transformar valores pequenos em valores enormes. É isso que transforma as pessoas disciplinadas, que poupam e investem com regularidade, em milionárias.
Por outro lado, aqui também está a importância da responsabilidade para contratar dívidas e de buscar quitá-las o quanto antes.
#3 – Não é sobre consumo; é sobre liberdade que estamos falando.
(Chefe do meu irmão)
Mais do que poder ou não comprar o próximo celular a ser lançado, saúde financeira significa liberdade para fazer escolhas. Liberdade para permanecer ou não em um emprego pouco gratificante. Liberdade para passar o tempo com as pessoas que julgamos importantes. Liberdade para colocar a cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranquila.