Logo Alume
EntrarSimule

Como dar um talento no seu Instagram?

Tempo estimado de leitura: 3 min

Resumo:

  • O primeiro passo é uma boa biografia e foto de perfil.
  • Identifique seu público-alvo e como você é capaz de gerar conteúdo relevante pra essas pessoas.
  • Relevância e frequência de publicações são os segredos para se tornar mais conhecido(a).

O Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros

De acordo com a Social Media Trends 2019. Não por acaso, a demanda do meio médico por presença e divulgação nessa rede só tem aumentado.  Hoje vamos dar as primeiras dicas para deixar o seu perfil interessante e com mais visibilidade.

Biografia

Antes de qualquer coisa, como está a sua biografia do Instagram? Quem visita entende o tipo de conteúdo que você aborda? Busque ser claro e objetivo na descrição, se tiver um site ou blog inclua na sessão de link.

Foto de perfil

Sua foto condiz com o tipo de conteúdo que você aborda? Procure utilizar uma foto de rosto. Seja autêntico, deixe as pessoas reconhecerem seu perfil somente com a foto. Hoje existem diversos sites que possibilitam a criação de fotos profissionais para perfis. Você pode fazer uma edição rápida e profissional removendo o fundo da sua foto no site removebg e pode finalizar a edição no canva.com, na opção Criar design > Redes sociais.

Relevância

Primeiramente, é importante fazer o levantamento do tipo de conteúdo que você irá abordar, como irá abordar e com quem você vai se comunicar. Muitas vezes, o grande diferencial não é o assunto em si, mas a maneira com é tratado.

Aqui vai um checklist para você completar:

– Eu gosto de falar sobre: Qual é o tipo de conteúdo que você conhece bem e se sente motivado em abordar? Em que sentido sua percepção do mundo é diferente das pessoas?

– As pessoas que irão gostar desse conteúdo são: Descreva quem são as pessoas que podem gostar do seu conteúdo, esse é o seu público-alvo. Por exemplo: mulheres jovens que estudam para o vestibular em medicina. Quero me aprofundar nesse assunto.

– Qual será o formato do conteúdo: Vídeo, texto, infográfico? Será postado no feed, stories, reels ou igtv? Lembre-se de que menos é mais e priorize o formato que gere o maior engajamento do seu público-alvo. Sempre leve em consideração a qualidade do conteúdo e o tempo que você tem disponível para prepará-lo.

– Tom de linguagem: Como quero me comunicar? Por exemplo: quero ser mais informal ou formal? Fazer posts engraçados ou mais sérios? Sua comunicação deve estar adequada ao público-alvo e ao formato utilizado.

Muitas dessas respostas surgem ao longo do caminho. O negócio é começar e estar atento à reação do seu público. Assim, você pode repetir e aprimorar as coisas que estão funcionando e interromper as iniciativas que não funcionaram tão bem.

Frequência das publicações

O ideal é que suas publicações sejam bem frequentes, pelo menos uma vez ao dia. Mas, inicialmente você pode fazer posts uma ou duas vezes por semana, sempre com qualidade – lembrando que “qualidade” aqui significa relevância para as pessoas que te seguem. Aos poucos, de acordo com o feedback dos seus seguidores, você pode aumentar gradualmente a frequência.

Gostou das dicas? Então deixa um comentário aí! E, claro, se estiver precisando de um apoio para bancar seus estudos de medicina, não deixe se simular seu financiamento ou mesada.

botão de ajuda whatsapp