Como dar um talento no seu Instagram?
Tempo estimado de leitura: 3 min
Resumo:
- O primeiro passo é uma boa biografia e foto de perfil.
- Identifique seu público-alvo e como você é capaz de gerar conteúdo relevante pra essas pessoas.
- Relevância e frequência de publicações são os segredos para se tornar mais conhecido(a).
O Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros
De acordo com a Social Media Trends 2019. Não por acaso, a demanda do meio médico por presença e divulgação nessa rede só tem aumentado. Hoje vamos dar as primeiras dicas para deixar o seu perfil interessante e com mais visibilidade.
Biografia
Antes de qualquer coisa, como está a sua biografia do Instagram? Quem visita entende o tipo de conteúdo que você aborda? Busque ser claro e objetivo na descrição, se tiver um site ou blog inclua na sessão de link.
Foto de perfil
Sua foto condiz com o tipo de conteúdo que você aborda? Procure utilizar uma foto de rosto. Seja autêntico, deixe as pessoas reconhecerem seu perfil somente com a foto. Hoje existem diversos sites que possibilitam a criação de fotos profissionais para perfis. Você pode fazer uma edição rápida e profissional removendo o fundo da sua foto no site removebg e pode finalizar a edição no canva.com, na opção Criar design > Redes sociais.
Relevância
Primeiramente, é importante fazer o levantamento do tipo de conteúdo que você irá abordar, como irá abordar e com quem você vai se comunicar. Muitas vezes, o grande diferencial não é o assunto em si, mas a maneira com é tratado.
Aqui vai um checklist para você completar:
– Eu gosto de falar sobre: Qual é o tipo de conteúdo que você conhece bem e se sente motivado em abordar? Em que sentido sua percepção do mundo é diferente das pessoas?
– As pessoas que irão gostar desse conteúdo são: Descreva quem são as pessoas que podem gostar do seu conteúdo, esse é o seu público-alvo. Por exemplo: mulheres jovens que estudam para o vestibular em medicina. Quero me aprofundar nesse assunto.
– Qual será o formato do conteúdo: Vídeo, texto, infográfico? Será postado no feed, stories, reels ou igtv? Lembre-se de que menos é mais e priorize o formato que gere o maior engajamento do seu público-alvo. Sempre leve em consideração a qualidade do conteúdo e o tempo que você tem disponível para prepará-lo.
– Tom de linguagem: Como quero me comunicar? Por exemplo: quero ser mais informal ou formal? Fazer posts engraçados ou mais sérios? Sua comunicação deve estar adequada ao público-alvo e ao formato utilizado.
Muitas dessas respostas surgem ao longo do caminho. O negócio é começar e estar atento à reação do seu público. Assim, você pode repetir e aprimorar as coisas que estão funcionando e interromper as iniciativas que não funcionaram tão bem.
Frequência das publicações
O ideal é que suas publicações sejam bem frequentes, pelo menos uma vez ao dia. Mas, inicialmente você pode fazer posts uma ou duas vezes por semana, sempre com qualidade – lembrando que “qualidade” aqui significa relevância para as pessoas que te seguem. Aos poucos, de acordo com o feedback dos seus seguidores, você pode aumentar gradualmente a frequência.
Gostou das dicas? Então deixa um comentário aí! E, claro, se estiver precisando de um apoio para bancar seus estudos de medicina, não deixe se simular seu financiamento ou mesada.