Logo Alume
EntrarSimule

Férias na medicina – Como conciliar estudo e descanso?

A faculdade de medicina é muito conhecida pela alta demanda que faz os estudantes se dedicarem bastante. Mas e quando o assunto é férias? Você busca descansar ou prefere aproveitar para colocar as matérias em dia? 

Fazer as duas coisas é possível se você conseguir ter equilíbrio. Por isso, separamos algumas dicas para você conciliar estudo e descanso!

A importância de usar as férias para repor as suas energias

A temporada de férias foi pensada exatamente para você poder se recuperar depois de um semestre puxado. 

Uma pesquisa feita na Universidade de Mannheim, na Alemanha, mostra que quando conseguimos nos distanciar da carga mental do trabalho e dos estudos, retornamos mais engajados, produtivos e resilientes diante do estresse. 

Como manter o equilíbrio entre estudo e descanso durante as férias

Ter constância nos estudos é importante para manter a capacidade de absorver novos conteúdos, especialmente para uma graduação com uma carga tão grande. 

Por isso, com algumas dicas você consegue descansar e recuperar o gás para o próximo semestre, sem perder a disciplina. 

1. Faça um planejamento de férias

Com um bom planejamento tudo é possível, por isso responda perguntas como:

  • Qual o tempo que preciso para descansar? 
  • Quantos dias terei para realizar uma viagem?
  • Quanto tempo tenho para estudar nas férias? 

O tempo que você precisará dedicar aos estudos depende diretamente de como foi o seu último semestre. Por exemplo, se os seus resultados foram muito bons, poderá relaxar mais e retomar apenas os conceitos mais importantes. 

2. Crie um cronograma prático

Passar muitas horas seguidas estudando pode ser mais prejudicial do que benéfico. Por isso, ao montar o seu cronograma, deixe claro o que você deve estudar e quando. Tente manter uma rotina próxima ao período letivo, porém com cargas menores de tempo e conteúdo. 

3. Consuma conteúdos leves

Aproveite o momento para consumir conteúdos educativos mais leves, como filmes, séries e documentários. Além de serem assimilados com mais facilidade, eles proporcionam momentos de diversão e prazer, tornando esse momento mais agradável. 

4. Esqueça dos estudos quando estiver descansando

Quando for descansar aproveite o tempo com os seus amigos e a sua família. Sempre respeite o período que planejou para cada coisa e, se precisar, reveja os seus planos. 

5. Se organize para realizar uma viagem imersiva

Um estudo realizado na Universidade de Utah, nos EUA, aponta que ficar pelo menos quatro dias em contato com a natureza, se desconectando do celular e das redes sociais, aumenta a sua criatividade em 50%. 

Por isso, tente reservar um tempo para um descanso completo. Busque um destino em que você possa ter acesso a praia, rios, campos ou cachoeiras e por esse momento esqueça complemente os seus livros para poder voltar no próximo semestre com total fôlego!

Quer colocar essa última dica em prática, mas está sem dinheiro? Separamos 3 dicas fáceis para te ajudar a economizar.

botão de ajuda whatsapp