Logo Alume
EntrarSimule

O que é averbação do imóvel?

Se você está pensando em fazer seu financiamento estudantil pelo Alume Graduação, com imóvel em garantia, vai se deparar ou já se deparou com o termo “averbação do imóvel” em algum momento.

Mas, afinal de contas, o que é isso?

Todo imóvel devidamente registrado tem um documento chamado matrícula. Esse é o seu registro oficial e traz informações como a localização, área construída e quem são seus proprietários. Quando ocorre alguma alteração nesse imóvel, por exemplo uma obra relevante, ela deve ser registrada nessa matrícula. Essa atualização no registro é chamada de averbação. Simples assim: averbação do imóvel é uma nota para indicar alterações no registro inicial.

Mas como assim?

Exemplo: você compra um terreno e constrói uma casa. Antes da construção, constava na matrícula que o imóvel era um terreno. Após a obra, é preciso averbar a construção, caso contrário, o imóvel continua registrado como um terreno.

Como descubro se o meu imóvel está averbado?

Para saber se o imóvel está averbado, é preciso solicitar a matrícula atualizada no cartório de registro de imóveis e checar se ela contempla as modificações que foram feitas ao longo do tempo.

Como faço para averbar meu imóvel?

Existem diferentes tipos de averbação – construção, demolição, alteração de estado civil, por exemplo. Cada tipo demanda um procedimento e documentação específica. Basta descobrir o cartório de registro de imóveis do seu bem e, em seguida, conversar com um funcionário a respeito da alteração que você pretende realizar.

Por que no Alume Graduação meu imóvel precisa estar averbado?

Todos os documentos no processo de financiamento precisam estar atualizados. Não é diferente com os documentos do imóvel que fará parte do contrato. É possível que se inicie a solicitação do financiamento sem a averbação. Mas, para a liberação de recursos, ela será imprescindível.

Se tiver mais dúvidas sobre o Alume Graduação, acesse mais informações aqui: Financiamento estudantil com imóvel em garantia

SIMULE JÁ!

botão de ajuda whatsapp