Logo Alume
EntrarSimule

O que fazer 12 meses antes do vestibular de medicina?

Ser aprovado em uma boa faculdade de medicina é o sonho de muita gente, e um grande desafio. A preparação deve começar antes mesmo do vestibular. Por isso, nesse texto, você vai encontrar etapas importantes que você precisa concluir ao longo do ano em que decidiu prestar medicina. Vamos lá!!

1. Pesquise sobre as faculdades.

Veja quais são públicas, particulares, onde ficam, quando abrem e quanto custam as inscrições. É recomendável não escolher apenas uma, mas também não querer prestar demais para não perder o foco na preparação. Em média, de 5 a 10 é o que as pessoas mais escolhem, dependendo de quanto tempo estão prestando. No caso de particulares, é bom ficar atento quanto a mensalidade. A nossa estagiária Ale gravou um vídeo falando os valores de diversas faculdades particulares de medicina pelo Brasil, você pode conferir clicando aqui .

2. Comunique seus familiares.

A decisão de prestar é sua, mas é de fundamental importância estar na mesma página que as pessoas que acompanharão você pelo processo. É um curso que demanda muito envolvimento da sua unidade familiar e quanto mais cedo eles estiverem conscientes disso, melhor será para todos.

Atenção: muitos caem no erro de ir prestando vestibulares sem ter conversado sobre o assunto com seus pais. Fica mais difícil focar em um grande objetivo quando você lida com ele como se fosse um segredo. Dessa forma, corre mais risco de uma quebra de expectativas no momento do resultado. Se existir essa conversa para que seus pais entrem no sonho junto com você, o dia da aprovação se torna uma conquista familiar e não uma surpresa. Em breve falaremos especificamente disso em outro tópico aqui do blog, não deixe de conferir!

3. Estabeleça metas.

Pegue um calendário, um planner ou uma agenda – o que você tiver mais costume de usar e trace suas metas diárias, mensais e semestrais. Nos primeiros 6 meses do ano você vai precisar de muito estudo para deixar claro os conteúdos do ensino médio. Nos 6 meses finais, são abertas as inscrições para os vestibulares e divulgados os editais. Neles, você encontra exatamente o conteúdo que a faculdade que você escolheu prestar cobra, para direcionar e tornar seu estudo mais efetivo.
Lembrando sempre que essas metas não devem ser surreais e nem muito leves, apenas suficientes para que você consiga manter o passo. Não se cobre demais por não ter conseguido atingir a meta que estipulou: sentimento de frustração não vai te ajudar na jornada. Apenas redistribua as matérias em outros dias e comemore cada pequena vitória para se manter motivado!

4. Faça provas antigas das faculdades que você escolheu.

Essa é a dica de ouro! Muitos pensam que vestibular avalia quem tem mais domínio de conteúdo, mas na verdade é sobre quem mais sabe como fazer a prova. Por isso, também, é importante não decidir prestar mais do que 10 faculdades. Apesar do “caminho” de conteúdo ser parecido, o que leva à aprovação mesmo são os pequenos detalhes e afinidades com a prova de cada uma. Nos últimos 6 meses antes da prova, se organize para estudar os conteúdos pela manhã e frequentemente, de 2 a 3 vezes na semana, faça uma prova antiga de uma das faculdades que selecionou. Com isso você vai poder aplicar o conteúdo, analisar como ele é cobrado em forma de questão, e se familiarizar com o “jeitão” da prova. Nos últimos 30 dias, tente resolver provas antigas mais recentes do ano que está prestando (por exemplo as de 2019 e 2020, se você for prestar a de 2021 no ano) e em menos tempo do que você terá no dia (resolver em 4h se for dado 5h no dia oficial) para condicionar seu corpo a não só a fazer certo, mas também fazer rápido – tempo é um inimigo comum que muitas vezes passa despercebido!

Era isso! Com essas 4 etapas bem concluídas o processo acaba se tornando bem mais prático – apesar de nunca poder ser considerado fácil. Tem muita luta pela frente, mas, com as ferramentas certas, a vitória é apenas questão de tempo! Conte com a gente.

Equipe Alume

botão de ajuda whatsapp